Zumbido - Como parar o zumbido com medicina natural

Zumbido - Como parar o zumbido com medicina natural

Zumbido refere-se a ouvir um som de ruído, eco, clique ou chiado contínuo. É extremamente comum, e milhões de pessoas nos EUA têm zumbido. Pessoas com zumbido severo podem ter problemas para ouvir, trabalhar, ou até dormir. Causas de zumbido incluem perda de audição, exposição a ruídos altos ou medicamentos (particularmente drogas do tipo Valium [benzodiazepínicos], e drogas anti-inflamatórias não esteroidais como aspirina e ibuprofeno). O zumbido também pode ser sintoma de outros problemas de saúde, como alergias, pressão sanguínea alta ou baixa, tumores e problemas no coração, vasos sanguíneos, mandíbula e pescoço.

Tratamento de zumbido com medicamentos naturais

Os tratamentos mais simples de zumbidos envolvem identificar e eliminar a causa. Se o zumbido no ouvido é devido a exposição a longo prazo a ruídos altos ou música, mergulhos ou outras causas de danos ao tímpano, será mais difícil de tratar. Porém, alguns estudos mostraram que a suplementação de magnésio pode ajudar nestes casos (150 a 250 mg três vezes ao dia). Outros medicamentos naturais que se mostraram úteis incluem:

  • Zinco. A suplementação com zinco (20 a 30 mg por dia) pode aliviar ou eliminar o zumbido em pessoas com deficiência de zinco - uma ocorrência comum em muitos casos de zumbidos.
  • Extrato de Ginkgo biloba. Resultados de estudos duplo-cegos com extrato de Ginkgo biloba (GBE) são contraditórios. Pessoas com zumbido de início recente têm mais probabilidade de responder a GBE comparadas a pessoas que tiveram zumbidos por pelo menos 3 anos. A dosagem é 240 a 320 mg por dia.
  • Vitamina B12. Quase metade dos pacientes com zumbido são deficientes em B12. Muitas pessoas com níveis baixos de B12 experimentam resolução completa de seu zumbido ao receberem a forma de metilcobalamina de B12.  Tome 3000-5000 mcg por dia por um mês e reduza para 1000 mcg por dia como dose de manutenção.

Melatonina em zumbidos

O produto natural mais recente que mostra melhorias para quem tem zumbido é a melatonina. No estudo mais detalhado conduzido na Universidade de Ohio, no Instituto de Olhos e Ouvidos, sessenta e um adultos com zumbido crônico foram randomizados para receber 3 mg de melatonina ou placebo à noite por 30 dias, seguido por um período de pausa de 1 mês antes de mudar para outro tratamento. Resultados demonstraram muito convincentemente que melatonina esteve associada a uma diminuição estatisticamente significante na intensidade do zumbido e melhorou a qualidade do sono destes pacientes com zumbido crônico. A melatonina foi mais eficiente em homens com zumbido mais severo e bilateral e/ou com  histórico de exposição a ruídos.

Pesquisadores acreditam que uma das formas que a melatonina pode estar ajudando em casos de zumbidos é melhorando a qualidade do sono. Esse é um mecanismo de ação interessante, especialmente porque o zumbido é  geralmente um efeito colateral de medicamentos para dormir. Outras evidências sugerem que a melatonina pode ajudar a melhorar a função do ouvido interno. Por exemplo, em um estudo, a melatonina mostrou proteger os danos no ouvido interno causados por várias drogas, incluindo antibióticos e agentes quimioterápicos. Em outro estudo, a melatonina mostrou ser até 150 vezes mais eficiente na limitação de efeitos colaterais no ouvido interno do que uma mistura de antioxidantes que incluiu vitaminas C e E, glutationa e N-acetil-cisteína. Uma vez que drogas são frequentemente causa de zumbidos, pode ser que a pessoa que toma uma droga associada a zumbidos também deve tomar melatonina para proteger a função do ouvido interno e possivelmente prevenir zumbidos.

Melatonina e vitamina B12

A Vitamina B12 é necessária para fabricação e ação adequada da melatonina. Não surpreendentemente, pesquisadores descobriram que se a melatonina ou B12 estiverem baixas no sangue, estarão associadas a zumbidos. Se os níveis de melatonina e B12 estiverem baixos, a associação é ainda mais forte. 

Zumbido não é a única condição associada a baixos níveis de vitamina B12 associados ao envelhecimento. Vários estudos descobriram que o nível de vitamina B12 diminui com a idade e que a deficiência de vitamina B12 é encontrada em até 40% das pessoas acima de 65 anos de idade. A deficiência pode ser resultado de diminuição do consumo na dieta, mas uma explicação mais plausível é que, à medida em que envelhecemos, há uma secreção reduzida de um composto conhecido por ser um fator intrínseco que facilita a absorção de B12. Baixos níveis de vitamina B12 podem ser devastadores em qualquer idade, mas nos idosos podem levar a deficiência significativa na função nervosa e capacidade mental. O zumbido em pessoas idosas pode ser a ponta do iceberg se estiver relacionado a baixos níveis de vitamina B12.

Um estudo publicado pela Royal Belgian Society para cirurgia de ouvido, nariz, garganta, cabeça e pescoço observou os níveis de vitamina B12 em 100 pacientes externos geriátricos consecutivos que foram atendidos por várias doenças agudas e crônicas. Eles descobriram que 11 pacientes tiveram níveis plasmáticos de B12 a 148 pmol/l ou mais baixo - o valor de corte para deficiência de vitamina B12; 30 pacientes tiveram níveis entre 148 e 295 pmol/l; e 59 pacientes tiveram níveis acima de 296 pmol/l. Após a determinação inicial, os pacientes foram acompanhados por até três anos. Os pacientes com níveis de B12 abaixo de 148 pmol/l foram tratados e não foram incluídos na análise de níveis diminuídos de cobalamina. O declínio médio anual foi 18 pmol/l para pacientes que tiveram níveis elevados iniciais de B12, mas para pacientes com níveis de B12 inicial menor, o declínio plasmático anual médio foi muito mais alto em 28 pmol/l.

Esses resultados indicam que medir o nível de vitamina B12 no sangue (cobalamina plasmática) ou medir a excreção urinária de ácido metilmalônico com testes de triagem para deficiência de vitamina B12 parece ser indicado em idosos. Alternativamente, eu recomendaria a qualquer pessoa acima de 65 anos de idade ou vegetarianos tomar a forma ativa da vitamina B12, metilcobalamina, a uma dosagem de 1000 a 3000 mcg por dia. Nota: esta dosagem alta ultrapassa a necessidade do fator intrínseco ajudar na absorção. 

A vitamina B12 está disponível em várias formas. As formas mais comuns são cianocobalamina e hidroxocobalamina, porém, estas duas formas devem ser convertidas para metilcobalamina pelo corpo e podem ser melhores para idosos, pois muitos têm diminuição da habilidade de converter cianocobalamina e hidroxocobalamina para metilcobalamina. Em modelos animais de envelhecimento, enquanto a metilcobalamina levou a aumentos significativos na duração da vida, a cianocobalamina não teve efeito. A metilcobalamina também produziu melhores resultados em estudos clínicos do que a cianocobalamina, e deve, portanto, ser considerada a melhor forma disponível sempre que benefícios específicos da vitamina B12 forem desejados.

Comentários finais

Há poucas pesquisas sobre fatores alimentares no tratamento de zumbido - não se tem investido muito nisso. Sendo assim, um novo estudo examinando dados do recurso do UK Biobank, um estudo muito grande e cruzado em adultos de 40-69 anos de idade vivendo no RU fornece algumas pistas interessantes. Após controle do estilo de vida, exposição a ruídos, audição, personalidade e outros fatores, uma relação entre zumbido persistente, definido como presente na maior parte do tempo, foi reduzido com consumo de peixe, indicando outro possível benefício da suplementação com óleo de peixe.