Tenha um sono mais tranquilo com esses 3 óleos essenciais

Aromaterapia é a antiga prática do uso de aromas para promover o bem-estar físico e mental. Em geral, esses aromas são inalados ou esfregados na pele. Pesquisas sugerem que a prática regular da aromaterapia pode diminuir o estresse e a ansiedade, além de ajudar a melhorar a qualidade do sono.


Como a aromaterapia ajuda no sono

Pesquisadores acreditam que a aromaterapia promove a melhora do sono ao inibir a atividade do sistema nervoso simpático, ajudando os pacientes a relaxarem. Alguns também acreditam que a prática pode melhorar o sono ao ativar a serotonina e outros neurotransmissores envolvidos na regulação do sono.


Estudos científicos sobre a aromaterapia e o sono

Uma análise sistemática publicada em 2014 pela Universidade de Minnesota (EUA), na qual se examinaram vários estudos feitos sobre a aromaterapia entre 1990 e 2012, concluiu que a inalação de óleos essenciais poderia ser considerada como parte de um plano de tratamento para pacientes que sofrem de leves distúrbios do sono. A análise identificou que não havia reações adversas relatadas nos estudos. Isso sugere que, em geral, a aromaterapia pode ser considerada segura para a maioria das pessoas, incluindo aquelas com problemas crônicos de saúde.


Outras pesquisas mostraram que a aromaterapia está associada à melhora da qualidade do sono em pacientes com insônia, depressão e doenças cardíacas. Por exemplo, um estudo realizado com mulheres de meia-idade com insônia concluiu que o uso da aromaterapia com óleos essenciais de lavanda melhorou significativamente a qualidade do sono no grupo de pacientes.


Uma pesquisa feita com pacientes hospitalizados por doenças cardiovasculares na UTI da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan (Irã) mostrou que a aromaterapia com lavanda também melhorou significativamente o sono na população de pacientes.


Um estudo duplo-cego randomizado feito na Europa avaliou a eficácia da lavanda-inglesa (Lavandula angustifolia) ao tratar a insônia leve e concluiu que mulheres e pacientes mais jovens notaram, com esse tratamento, uma melhora maior na qualidade do sono do que outros grupos de pacientes. Uma pesquisa feita com mulheres universitárias mostrou que a aromaterapia também estava associada à redução dos sintomas de insônia e depressão.


Os melhores óleos essenciais para o sono

1. Lavanda

A lavanda está entre os óleos essenciais mais estudados quanto à melhora da qualidade do sono. Em estudos científicos que demonstraram a melhora do sono, os participantes usaram óleo essencial de lavanda. Inicialmente, pingaram-se quatro gotas de óleo de lavanda 10% em uma bola de algodão. Essa bola foi colocada dentro de um copo e os participantes aproximaram o recipiente de seus rostos e respiraram várias vezes. O recipiente foi posicionado perto do travesseiro do participante e lá permaneceu durante toda a noite.


Se a concentração de 10% for muito forte, estudos também sugerem que o óleo de lavanda 2% tem propriedades semelhantes de promoção do sono. Pessoas que estão começando na aromaterapia podem preferir usar a solução de 2% no início.

2. Bergamota e sândalo

Em um estudo realizado em 2016 com dispositivos aromaterapêuticos pessoais, pesquisadores concluíram que o uso de uma mistura de óleos essenciais de bergamota sândalo melhorou a qualidade do sono de 64% dos participantes. Esses óleos essenciais são meio fortes. Por isso, recomenda-se que iniciantes os utilizem em um difusor de varetas em vez de aplicá-los na pele.

3. Cedro

Um estudo publicado em 2017 no Japão concluiu que misturas contendo óleos essenciais de cedrocipreste pinho melhoraram o sono em pessoas mais velhas com demência. Os óleos foram aplicados em tecidos que ficaram perto dos travesseiros dos participantes. Após 20 noites, os pesquisadores observaram que, em geral, os participantes dormiam por mais tempo e despertavam cedo com menor frequência em comparação às pessoas que não usaram tais óleos. Ao usar o óleo essencial de cedro ou algum semelhante, pode ser útil pingar algumas gotas em uma bola de algodão e deixá-la perto do travesseiro durante a noite.