Suplementos & Soluções Naturais Para Reduzir a Ansiedade

Pelo Dr. Taz Bhatia MD

Todos nós provavelmente estamos um pouco mais propensos ao estresse do que costumávamos estar, e isso é aparente: distúrbios de ansiedade afetam mais de 40 milhões de americanos, e as taxas globais de ansiedade e distúrbios ligados à ansiedade aumentaram quase 50% nas últimas duas décadas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. As mulheres têm probabilidade duas vezes maior de sofrerem de ansiedade em comparação com os homens. 

Quais são as implicações da ansiedade à saúde? 

O estresse crônico e a ansiedade têm sido ligados a taxas mais altas de pressão sanguínea, doença cardíaca, derrame, ataques de pânico, insônia, dores de cabeça, dor muscular, tontura, dor no estômago, cãibras, asma, entre outros. 

Qual a solução?

Felizmente, existem muitos remédios naturais que podem reduzir o estresse crônico e a ansiedade. Aqui estão os métodos que eu considero mais efetivos para meus pacientes:

  • Conversar: Um dos passos mais importantes para lidar com a ansiedade é fazer com que outra pessoa saiba das suas preocupações. Esconder o medo, a ansiedade e o estresse apenas os aumentará. Conte como você se sente a alguém que você ama e confia. Caso você ache que não tem alguém para conversar, eu recomendo fortemente que você marque uma consulta com seu médico ou encontre um terapeuta que possa ajudar.
  • Movimentar-se: Práticas do corpo e da mente, como ioga e tai chi, são especialmente boas para relaxar e acalmar todo o seu ser. Tanto o tai chi quanto a ioga focam na mente, na respiração e no corpo, exigindo que você realize uma ação tanto mentalmente quanto fisicamente (movimentar-se e respirar) – e esse foco remove todas as outras preocupações de sua mente, permitindo que você relaxe.
  • Beber um pouco de chá: O chá de camomila foi utilizado pela primeira vez por suas propriedades relaxantes no Egito antigo, e é usado até hoje graças aos seus benefícios calmantes e relaxantes.
  • Utilizar aromas revigorantes: Utilize óleos essenciais em um difusor natural para acalmar os nervos, relaxar e entrar em um estado de sono revigorante. Meus óleos essenciais favoritos são ilangue-ilangue para acalmar o sistema nervoso, sálvia esclareia para relaxar lavanda para dormir. Eu também adoro esfregar um creme de bergamota e lavanda nas têmporas e pescoço antes de dormir.
  • Praticar a auto massagem: Shirodhara é uma técnica em que o óleo aquecido é despejado sobre a testa para aliviar o estresse. Você pode fazer isso aquecendo um pouco de óleo de coco orgânico e massageando-o no couro cabeludo. Durma com essa aplicação e você sentirá o cérebro relaxar (e seu cabelo também ficará mais macio e brilhante).

Suplementos para ajudar a aliviar a ansiedade

Meus suplementos favoritos para eliminar a ansiedade são magnésio, L-teanina e ginseng indiano, para equilibrar o humor e o estresse.

  • Magnésio: Esse suplemento é essencial para qualquer pessoa que sofre de ansiedade, irritabilidade, controle do estresse ou problemas de sono. Eu recomendo 200 a 400 mg antes de dormir.
  • L-teanina: Esse aminoácido age como um suplemento calmante e alivia o estresse. Eu recomendo 200 mg por dia.
  • Ginseng indiano: A raiz dessa planta é conhecida por aliviar e equilibrar as glândulas adrenais para ajudar a acalmar o sistema nervoso. Eu recomendo 1 grama por dia durante a tarde.