Remédios Naturais Para a Transpiração

Saiba mais sobre os remédios caseiros eficazes para a transpiração.

Muitas pessoas sofrem de sudorese excessiva, também conhecida como hiperidrose. Existem vários artigos que discutem abordagens naturais para obesidade, caspa e acne, mas muito poucas pessoas estão falando sobre os efeitos embaraçosos da hiperidrose.

Uma coisa que pode agravar esse problema é que existem relativamente poucas maneiras de tratá-lo. A grande maioria dos profissionais de saúde não irá prescrever nenhum medicamento ou tratamento a menos que a hiperidrose seja extremamente grave. Entretanto, a hiperidrose não precisa ser muito severa para que ser constrangedora. Felizmente, as pessoas com hiperidrose leve ou moderada podem usufruir de tratamentos caseiros, visto que muitos podem ser eficazes na redução dos efeitos desse problema. Este artigo ajudará as pessoas a aprenderem mais sobre os remédios caseiros eficazes para o tratamento da hiperidrose.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um poderoso adstringente, o que o torna eficaz para uma variedade de aplicações em remédios caseiros. Um dos usos menos conhecidos é o controle da transpiração. O vinagre de maçã, quando usado na pele, pode formar um revestimento fino que ajuda os poros a permanecerem fechados.

Para as axilas

Ao usar o vinagre de maçã para controlar o suor excessivo nas axilas, siga os passos a seguir para garantir melhores resultados.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Descubra quais áreas serão o objetivo desse tratamento.
  2. Lave vigorosamente a região.
  3. Mergulhe um pedaço de algodão no vinagre de maçã.
  4. Esfregue o vinagre de maçã na área em questão.
  5. Deixe o vinagre agir na pele de um dia para o outro.
  6. Certifique-se de tomar um banho assim que acordar e lavar a região da pele na qual o vinagre foi aplicado.

De dentro para fora

Esta não é a única forma de utilização do vinagre de maçã para tratar a transpiração excessiva. Acredite ou não, ele pode ajudar a reduzir o suor quando ingerido, normalmente misturado com água. Uma pequena quantidade de vinagre de maçã pode ser ingerida via oral diariamente.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Beba a mistura uma vez ao dia de estômago vazio.

Para os pés

O vinagre de maçã pode ser usado por pessoas com suor excessivo nos pés. Para que este remédio seja eficaz, o procedimento deve ser realizado diariamente.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Coloque a água e o vinagre de maçã em uma bacia para os pés.
  2. Deixe os pés mergulhados na mistura por 20 minutos.

Bicarbonato de Sódio

Muitas pessoas gostam de usar bicarbonato de sódio como remédio caseiro para odores e problemas de pele causado pelo suor excessivo. O produto não faz o corpo suar menos, mas é um desodorante excelente e pode evitar que pessoas com sudorese excessiva contraiam quaisquer problemas de pele relacionados ao excesso de suor. Para resultados melhores, recomenda-se utilizá-lo em combinação com outro remédio caseiro da lista. Outro benefício do bicarbonato é que ele é muito mais barato do que muitos produtos disponíveis no mercado. As pessoas que queiram usá-lo como desodorante natural devem seguir as instruções abaixo.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Misture os ingredientes em uma tigela.
  2. Limpe profundamente as axilas.
  3. Aplique a mistura utilizando um pano úmido.
  4. Deixe a mistura secar.

Óleo de coco

O óleo de coco é bom contra várias doenças, e por isso é um dos ingredientes mais populares para fazer remédios caseiros. Ele também pode ser usado para tratar sudorese excessiva. Muitas pessoas que utilizam o produto para esse fim simplesmente o esfregam na região problemática. Pessoas com áreas problemáticas específicas, como pés ou axilas, podem querer usar mais óleo de coco e focar nessas áreas.

Ao usar esse produto, deve-se ter em mente que ele não irá manchar as roupas contanto que apenas uma quantidade relativamente pequena seja usada, e que o óleo seja bem espalhado na pele. Um benefício adicional do óleo de coco é o aroma, que muitos consideram agradável.

Desodorante de óleo de coco

Uma ótima receita para desodorante de óleo de coco inclui amido de araruta para combater o suor e o odor.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Derreta o óleo de coco e a manteiga de karité a temperatura média.
  2. Tire a mistura da fonte de calor e adicione amido de araruta e bicarbonato de sódio.
  3. Misture bem os ingredientes.
  4. Adicione o óleo de lavanda e misture.
  5. Coloque a mistura em um pote e deixe esfriar.

Chá preto

Acredite ou não, o chá preto pode ser muito útil para problemas de suor excessivo. Ele possui uma alta concentração de ácido tânico em sua composição, em quantidade muito maior do que os outros tipos de chá. O ácido tânico é adstringente e antitranspirante. O mecanismo adstringente pode restringir as glândulas sudoríparas, o que pode diminuir consideravelmente a transpiração.

Ingredientes:

  • 2 saquinhos de chá preto
  • 3 xícaras de água fervente
  • Pano limpo

Instruções:

  1. Faça o chá normalmente colocando os saquinhos na água fervente.
  2. Aguarde 10 a 15 minutos, mais tempo do que você deixaria se fosse realmente beber o chá.
  3. Mergulhe o pano no chá.
  4. Aplique o pano molhado com chá nas regiões problemáticas.

Sálvia

A sálvia também pode ser um excelente remédio caseiro para problemas de transpiração excessiva. Ela é comumente consumida na forma de chá ou como comprimido. As propriedades específicas que tornam a sálvia um remédio caseiro eficaz contra a hiperidrose são suas funções antibacterianas e antifúngicas. Isso ajuda a reduzir a quantidade de bactérias debaixo dos braços e nos pés, que podem ocasionar suor em excesso. Além disso, as folhas de sálvia contêm ácido tânico, que permite a restrição das glândulas sudoríparas da mesma forma que o chá preto.

Talvez a melhor forma de se beneficiar das propriedades antitranspirantes da sálvia seja fazendo um chá.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de sálvia secas
  • 2 xícaras de água

Instruções:

  1. Aqueça uma xícara de água até que esteja fervendo.
  2. Coloque 1 ou 2 colheres de chá de sálvia na água por 7 minutos.
  3. Aplique o chá frio nas regiões problemáticas.

Hamamélis

A hamamélis é outro remédio natural conhecido pela eficácia no tratamento do suor excessivo. Ela contém muitos ingredientes benéficos, incluindo o ácido tânico contido no chá preto e na sálvia. É um produto adstringente muito forte e é comumente utilizado como pós-barba graças a essa propriedade. É possível utilizar a hamamélis não só para controlar o suor facial, mas também em outras partes do corpo. O produto não precisa ser transformado em nenhum tipo de solução ou pasta, podendo ser aplicado em sua forma pura. Entretanto, deve-se controlar a quantidade aplicada, visto que ele é muito forte e pode facilmente deixar a pele seca. A hamamélis não precisa nem ser enxaguada, a não ser que esteja irritando a pele.

Babosa

O gel de babosa é um remédio caseiro bem conhecido para tratar queimaduras solares. Contudo, ele também pode ser usado para problemas de sudorese em excesso. Há dois tipos principais de babosa que podem ser usados para tratar a hiperidrose: o suco de babosa e o gel. Caso você possua um pouco de suco de babosa, utilizá-lo para combater o suor é muito fácil. Tudo que precisa ser feito é mergulhar um pano no suco e esfregá-lo nas regiões afetadas. Entretanto, se preferir usar o gel de babosa, o processo se torna um pouco mais complicado. Siga as instruções abaixo.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Agite o gel de babosa e a água até produzir um líquido verde.
  2. Mergulhe um pano limpo no suco formado.
  3. Aplique o pano nas regiões afetadas.

O suco de babosa não precisa ser enxaguado.