Por que o picnogenol (extrato de casca de pinheiro) é o próximo superingrediente dos cuidados com a

O extrato de casca de pinho (Pinus massoniana na Ásia) é uma das formulações mais comuns usadas, enquanto o Pycnogenol® (Pinus pinaster ssp. Atlantica da Europa) é uma mistura patenteada deste poderoso nutriente.

O picnogenol (extrato de casca de pinhoé um antioxidante que estimula a produção de colágeno. O colágeno dá à pele sua elasticidade, e é produzido de forma reduzida à medida que a pessoa envelhece. Essa propriedade de produção de colágeno tem levado fabricantes de produtos para a pele a incluir o picnogenol em muitos produtos de combate ao envelhecimento.

Apesar de muitos produtos para a pele possuírem agentes químicos prejudiciais e que podem irritar a pele, o picnogenol é suave e totalmente natural. Em sua forma natural, o picnogenol é derivado da casca do pinheiro marítimo francês. 

Os benefícios do picnogenol são comprovados por estudos

Vários estudos revisados por semelhantes têm demonstrado que o picnogenol pode ser efetivo como um suplemento para a pele ou um tratamento tópico. Especificamente, foi demonstrado que o picnogenol pode ajudar a aumentar a elasticidade da pele e melhorar a aparência de uma pele suave. Além disso, em vários estudos, foi demonstrado que o picnogenol pode aumentar os níveis de hidratação da pele de mulheres em meia-idade, que frequentemente citam o ressecamento como um de seus problemas de pele. Poucos outros ingredientes para a pele são tão reforçados por estudos científicos quanto o picnogenol quando se trata de manter a elasticidade e a hidratação.

Por que os antioxidantes são tão bons para a sua pele

O picnogenol, assim como muitos ingredientes naturais de cuidados com a pele, é um antioxidante. Mas por que os antioxidantes são tão procurados nos cuidados com a pele? 

Os antioxidantes combatem agentes químicos chamados de radicais livres. Os radicais livres são conhecidos por causarem sinais de envelhecimento, tanto interna quanto externamente. É por isso que o picnogenol pode ajudar a retardar os efeitos do envelhecimento, e é também por isso que ele tem benefícios adicionais para a saúde, assim como os outros antioxidantes.

O picnogenol pode melhorar a elasticidade da pele

Apesar de rugas e linhas finas serem uma parte inevitável da vida, produtos para a pele de combate ao envelhecimento costumam pelo menos retardar a perda da elasticidade da pele. Quem se interessa em usar produtos à base de picnogenol para combater o envelhecimento ficará feliz em saber que ele pode ajudar a melhorar a elasticidade, devido às suas propriedades de estímulo do colágeno e da elastina. 

O colágeno é a principal proteína do corpo que faz com que a pele se mantenha flexível e capaz de ser esticada e voltar ao lugar. A radiação UV pode fazer com que o colágeno se quebre mais rapidamente do que o processo do envelhecimento, então, fornecer nutrientes ricos para a pele, como o picnogenol, pode ajudar a combater esse processo.

Hidrate a pele seca com picnogenol

Um dos possíveis benefícios mais memoráveis do picnogenol pode ser seu papel na hidratação da pele. Pessoas de todas as idades lidam com a pele ressecada. A pele ressecada pode contribuir para sinais de envelhecimento e até levar a casos de descamação e assaduras. Um estudo de 2012 demonstrou que a suplementação com picnogenol aumentou a hidratação da pele em 8% em pessoas com tipo de pele normal, e em 21% em pessoas com pele ressecada, depois de apenas 6 semanas.

O picnogenol pode ajudar a combater a inflamação

Talvez o benefício menos conhecido do picnogenol, mas o mais importante, seja o seu potencial para combater a inflamação. A inflamação pode ser causada por uma grande variedade de problemas de pele, desde a acne até a rosácea, e pode levar a uma hiperpigmentação. Essa é uma aplicação em que produtos tópicos à base de picnogenol podem ser mais úteis, pois esses produtos permitem que os usuários foquem em uma área de inflamação da pele. Depois de algumas aplicações, os usuários de picnogenol podem notar uma melhora na descoloração e na irritação de determinada área da pele.

O picnogenol é adequado para a pele sensível

Muitos dos ingredientes de cuidados com a pele mais efetivos são fortes demais para a pele sensível. Porém, isso não ocorre com o picnogenol. Ele é conhecido por ser suave para a pele sensível. 

O picnogenol pode ser aplicado de forma tópica ou tomado oralmente

O picnogenol (extrato de casca de pinho) era um suplemento tradicional, consumido como um chá pelos franceses por muitos anos. Produtos preparados profissionalmente estão disponíveis tanto como produtos tópicos quanto como suplementos orais. Esses dois tipos de produtos possuem seus benefícios. Produtos tópicos atuam em áreas problemáticas da pele. Como um antioxidante, o picnogenol oral pode ajudar com outros processos de combate aos radicais livres no corpo. 

Outros benefícios do picnogenol para a saúde

Usar picnogenol pode levar a uma melhora na qualidade da pele, além de fornecer vários outros benefícios para a saúde. Estudos demonstraram que o picnogenol apresentou efeitos benéficos na saúde do coração, na diabetes, na memória e na artrite. Ele pode ser especificamente útil para casos de artrite, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. O picnogenol tem o potencial de ajudar com a saúde do coração, pois é um potente antioxidante e, segundo estudos, pode ajudar a estimular o fluxo sanguíneo. Existe um número limitado de estudos sobre os benefícios do picnogenol na diabetes e em problemas de memória, porém, os resultados iniciais são promissores. 

Introduza o picnogenol em uma rotina equilibrada de cuidados com a pele

Existem alguns produtos diferentes à base de picnogenol no mercado, já que ele tem se tornado um ingrediente bem conhecido para os cuidados com a pele nos últimos anos. A Mild By Nature produz um creme relaxante à base de picnogenol que contém uma forma patenteada de extrato de casca de pinheiro e que, segundo pesquisas, pode ajudar a suavizar irregularidades da pele e melhorar a textura e a elasticidade.

Seja na aplicação à pele delicada do rosto ou no uso como um suplemento para nutrir o corpo, as propriedades anti-inflamatórias e de combate aos radicais livres do picnogenol são promissoras para ajudar a promover a saúde dentro e fora do corpo.

Referências: 

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22270036
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26492562