Os Melhores Suplementos Para uma Pele Radiante, Cabelo Saudável e Unhas Fortes

Por Dr. Jenny Liu

Neste artigo:


Você é o que come, e o que você come pode se refletir na sua pele, cabelo e unhas. Se você come muitos alimentos processados, ricos em açúcar, isso pode levar à acne e a um estado proinflamatório causando envelhecimento prematuro. Quando nosso corpo é deficiente em determinadas vitaminas ou minerais, nossa pele ficará opaca, os cabelos sem brilho e sem vida, e nossas unhas quebradiças. 

Obter uma nutrição ideal somente através da dieta não é muito realista. Todos tentamos, mas é difícil alcançar as recomendações alimentares diariamente, especialmente para a maioria de nós com uma agenda de trabalho ocupada. Para pessoas que não conseguem alcançar todos estes requerimentos através de alimentos, incluindo eu mesma, eu recomendo vitaminas e suplementos nutricionais diários para ajudar a reforçar a saúde geral, além de agir na pele, cabelo e unhas.

Suplementos para uma Pele Saudável

Vitamina C

A vitamina C é importante para a saúde do nosso corpo e pele. É um nutriente essencial que nossa pele necessita para produzir colágeno. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Além da pele, ele também suporta os músculos, ligamentos, tendões e articulações. O colágeno é perdido ao longo do tempo devido ao envelhecimento, o que se manifesta como flacidez da pele, linhas finas e rugas. 

A vitamina C também é um  antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento prematuro induzido pelo sol ou pelo nosso ambiente. É um ingrediente solúvel em água que não é produzido pelo corpo, então é necessário obtê-lo através da dieta. Boas fontes de vitamina C incluem frutas cítricas como limão, laranja e grapefruit, vegetais incluindo pimentões, brócolis, couve e couve de bruxelas, para dar alguns exemplos.  

A suplementação diária com vitamina C entre 500-1000mg pode feita por indivíduos que não conseguem seguir as recomendações alimentares. Ela é solúvel em água e excretada na urina, então a ingestão excessiva e a toxicidade são incomuns.

Vitamina E

A vitamina E é outro nutriente importante, como a  vitamina C, que apresenta propriedades antioxidantes. Na verdade, as duas geralmente funcionam melhor juntas. A vitamina E ajuda a prevenir os danos ao DNA induzidos por radicais livres gerados pelo sol e poluentes. Ela também ajuda a fortalecer nosso sistema imune e prevenir coágulos sanguíneos. Muitas formulações tópicas com vitaminas E e C estão disponíveis para ajudar a combater os danos causados pelo sol e reverter sinais de envelhecimento. 

A vitamina E é solúvel em gorduras e pode ser encontrada em alimentos como vegetais folhosos,  nozes, abacate e óleos vegetais como o de girassol. Já que a vitamina E é lipossolúvel, não é metabolizada tão facilmente quanto a vitamina C. Para evitar o acúmulo e a toxicidade, limite a suplementação a < 15mg por dia.

Ácidos Graxos Ômega 3

Os ácidos graxos  ômega-3apresentam diversos benefícios para a saúde. Essas gorduras essenciais precisam ser consumidas através da alimentação ou suplementos, já que nosso corpo não é capaz de produzí-las naturalmente. Os ácidos graxos são componentes importantes das membranas celulares e ajudam a combater a inflamação. Eles também podem ter um papel na prevenção de algumas doenças crônicas. 

Ao longo do tempo nossa pele resseca e fica opaca por causa da exposição crônica ao sol e envelhecimento natural. Os ômega 3 ajudam a diminuir a inflamação e reparar a barreira da pele, permitindo que nossa pele funcione apropriadamente e formando aquele "brilho saudável". Sabe-se que o ômega 3 também ajuda em problemas crônicos de pele como o eczema e a psoríase. O salmao é uma boa fonte de ômega 3, mas tomar um  suplemento de óleo de peixe diariamente é uma ótima alternativa.

Probióticos

O microbioma do corpo tem um papel importante em mantê-lo saudável e equilibrado. Sabemos que em muitas doenças inflamatórias, frequentemente há um desequilíbrio entre bactérias boas e ruins. 

Tomar diariamente um suplemento probiótico ajuda a diminuir o inchaço em pacientes com SIR e também diminui a inflamação observada em indivíduos com doenças crônicas na pele, como o eczema. Estudos clínicos demonstraram que em pacientes com dermatite atópica que tomaram probióticos diariamente, houve uma diminuição na frequência de aplicação de esteróides tópicos, quando comparado ao grupo controle.

Suplementos Para a Saúde dos Cabelos e das Unhas

Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel produzida na nossa pele com a exposição à luz UV. Ela apresenta diversos efeitos biológicos em nosso corpo, incluindo promover a saúde dos ossos, modular a inflamação e a saúde dos cabelos. Pesquisas demonstraram que a vitamina D também pode ter um papel em modular doenças autoimunes ao regular bactérias intestinais. 

Indivíduos que apresentam perda de cabelo extensa e difusa e cabelos opacos frequentemente apresentam deficiência de vitamina D. A maioria das pessoas não sintetiza quantidades suficientes de vitamina D somente com a exposição ao sol, e a exposição crônica ao sol não é recomendada pelo risco de câncer de pele e envelhecimento. É melhor consumir a vitamina D em suplementos ou alimentos. Peixes gordurosos, produtos de soja e claras de ovos têm muita vitamina D. Tomar um suplemento diário de 800-1000IU é recomendado para adultos.

Biotina

A biotina é uma vitamina B7 solúvel em água necessária para que o corpo converta nutrientes em energia. É essencial para o funcionamento do nosso corpo, especialmente durante a gravidez e amamentação. 

A biotina também tem um papel vital na manutenção da saúde e força das unhas e cabelos. O mecanismo exato de funcionamento da biotina é desconhecido. Sabe-se que ela fortalece a queratina, os blocos de construção de nossa pele, cabelos e unhas. Estudos clinicos demonstraram que suplementos de biotina podem melhorar o crescimento dos cabelos e fortalecer unhas quebradiças. 

Tomar um suplemento de biotina diariamente me ajudou na recuperação da queda de cabelos após o parto. Eu recomendo alguns que também contêm algumas outras vitaminas e minerais incluindo o zinco. O zinco ajuda a combater os danos causados por radicais livres, e assim como a biotina é essencial para o metabolismo celular, imunidade e combate a inflamações.

Suplementos para a pele suscetível à acne

A acne é a condição mais comum de visitas ao meu consultório. A acne não afeta somente adolescentes, muitos adultos de 20, 30, 40 anos ou até mais velhos podem ser atingidos pela acne. 

A acne hormonal em mulheres pode ser frustrante. Ela se manifesta como erupções profundas nas bochechas, linha da mandíbula, queixo e até no pescoço, frequentemente piorando próximo ao período menstrual. Embora os tratamentos mais efetivos sejam os medicamentos prescritos para combater as crises hormonais, nem todas as pessoas conseguem tolerar estes tratamentos. Veja abaixo duas maneiras naturais que encontrei para ajudar minha pele a se manter limpa sem medicamentos.

Hortelã

O hortelã tem efeitos anti-androgênicos conhecidos. Ele também apresenta propriedades antinflamatórias e antimicrobianas. Ele modula hormônios que aumentam durante o nosso ciclo menstrual. Estes hormônios podem estimular nossas glândulas de gordura e levar ao aparecimento de espinhas profundas que parecem cistos perto da menstruação. Estudos clínicos demonstraram que 1 xícara de chá de hortelã duas vezes ao dia tem efeitos moderados na melhora da acne hormonal.

Açafrão

Um ingrediente muito popular na índia,  o açafrão tem sido usado por séculos como medicamento. A curcumina é o composto ativo isolado do açafrão que apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-carcinogênicas. Sendo um dos temperos mais estudados, o açafrão demonstra muitos resultados promissores em estudos laboratoriais. A curcumina já demonstrou potencial para inibir as propionibactérias, bactérias importantes envolvidas na patogênese da acne. Além da acne, o açafrão pode ser útil no combate à psoríase e até ao envelhecimento. Já que formulações tópicas em produtos de cuidados com a pele ou máscaras podem irritar e manchar a pele de amarelo, eu recomendo a suplementação diária com a forma em pó. Considere adicionar o açafrão à sua vitamina, curry, ou chá - esta é uma maneira fácil, eficiente e de funções múltiplas para adicionar mais  antioxidantes à sua dieta.

Lembre-se que uma boa pele, cabelos e unhas são mais do que o que você coloca neles - a dieta e nutrição têm um grande papel. Combinar uma boa alimentação com exercícios regulares, tempo adequado para o autocuidado e alívio do stress garantirão uma mente mais clara, um corpo saudável e uma pele radiante.