Óleos essenciais para limpeza

Utilize esses óleos essenciais em vez de produtos de limpeza agressivos.

Óleos essenciais são lipídios extraídos de plantas. Eles possuem várias propriedades, desde desinfetantes até curativas, e esses óleos podem ser utilizados dentro do lar para uma variedade de propósitos. Eles servem como alternativas caseiras a produtos cheios de químicos encontrados em lojas. A seguir estão apenas alguns dos possíveis usos caseiros dos óleos essenciais.

O óleo de limão é incrivelmente versátil para o lar. Para dar nova vida a um carpete malcheiroso, adicione de 10 a 15 gotas de óleo essencial de limão em 2 xícaras de bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio pode ser polvilhado sobre o carpete e, posteriormente, removido com aspirador de pó. Isso pode ser especialmente útil para famílias que possuem animais de estimação, à medida que o óleo essencial de limão não contém os compostos voláteis nocivos encontrados em produtos comerciais de limpeza de carpete.

O óleo essencial de limão também pode ser utilizado para o preparo de um ótimo sabão caseiro para louça. Adicione 8 gotas de limão e 20 gotas de óleo essencial de limão em 2 xícaras de sabão castile sem odor.

Caso a meta seja um eficiente removedor de gordura, tente adicionar 2 gotas de óleo de lavanda em 2 xícaras de vinagre branco. As propriedades antibacterianas naturais da lavanda fornecem um bom complemento ao vinagre.

Também é possível combinar as 2 xícaras de vinagre branco com uma colher de chá de óleo da árvore do chá e 10 gotas de óleo essencial de laranja para um produto que combate mofo instantâneamente. É ótimo ter algo assim no banheiro.

Essas alternativas oferecem um substituto mais suave aos produtos de limpeza normalmente encontrados em lojas. Com óleos essenciais, fica muito fácil eliminar químicos agressivos da sua rotina de limpeza.