O que é a dieta Whole30?

A dieta Whole30 ajuda a remover toxinas do corpo.

A dieta Whole30 é um programa nutricional de 30 dias desenvolvido pelos nutricionistas esportivos Dallas Hartwig e Melissa Hartwig em 2009. Ela é similar, porém mais restrita, à dieta paleolítica, pois enfatiza o consumo de alimentos integrais enquanto elimina açúcares, álcool, grãos, legumes, soja e laticínios.

A premissa por trás da dieta Whole30 é a de que certos grupos alimentícios podem ter um impacto negativo na saúde e no bem-estar. Sintomas como dor crônica, problemas de pele, distúrbios digestivos e alergias sazonais podem estar relacionadas ao consumo de determinados alimentos sem que o indivíduo perceba o que está acontecendo. Ao eliminar tipos específicos de alimentos, como açúcar, grãos, laticínios e legumes da dieta por 30 dias, as pessoas que seguem a dieta podem deixar o corpo se regenerar dos efeitos que esses alimentos podem ter causado. Os autores da dieta afirmam que o programa mudará as vidas daqueles que a seguirem pois, ao comer de forma diferente, os gostos das pessoas mudarão junto com seus desejos e hábitos.

Aqueles que seguem a dieta são encorajados a comer quantidades moderadas de carne, frutos do mar e ovos, em conjunto com muitos vegetais, algumas frutas e muitas gorduras naturais, bem como ervas, condimentos e temperos. Alimentos naturais são altamente encorajados, assim como receitas que contenham poucos ingredientes.

Alimentos proibidos incluem qualquer um que seja processado, bem como todos os tipos de adoçantes, incluindo os naturais como xarope de bordo e mel. O consumo de álcool, até mesmo para cozinhar, é proibido, assim como todos os tipos de grãos, legumes, laticínios, carrageninas, GMS e sulfitos. As pessoas que seguem essa dieta também devem evitar alimentos preparados comercialmente, como lanches, tortilhas e até mesmo produtos comerciais com ingredientes aprovados. Adeptos da dieta são encorajados a não se pesar por 30 dias.