O que é a dieta limpa?

A dieta limpa não precisa ser difícil nem tem que consumir muito tempo Aprenda algumas dicas rápidas para seguir esse tipo de dieta e o porquê de ela ser importante.

Até agora, a maioria das pessoas já ouviu falar sobre a dieta limpa, mas não sabe exatamente o que é ou como fazê-la. O que a dieta limpa busca é exatamente o que o nome sugere: tornar as escolhas alimentares mais saudáveis e naturais e consumir menos opções processadas e que não fazem bem à saúde. Isso significa adotar comidas como frutas, legumes e grãos, eliminando alimentos ricos em conservantes.

Mesmo para aqueles que não estão 100% prontos para mergulhar fundo nessa alimentação, há passos a serem tomados para limpar uma dieta.

Coma o arco-íris

A maioria das pessoas não consome a quantidade recomendada de frutas e vegetais. Dietas ricas em frutas e vegetais podem reduzir significativamente o risco de uma variedade de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade e ataques cardíacos. As fibras encontradas nos alimentos integrais também mantêm o intestino feliz, o que significa que as bactérias boas no sistema digestivo ficam melhor equipadas para combater patógenos e infecções.

Os grãos não são o inimigo

Grãos integrais são aqueles que nunca foram processados. Para as pessoas que não têm certeza de como encontra-los, pense nos grãos em seu estado recém colhido, como aveia, quinoa e arroz integral. Apesar de algumas pessoas evitarem qualquer grão processado, o macarrão e o pão integrais são feitos com apenas um simples ingrediente, e são considerados limpos. Lembre-se de que os grãos integrais devem sempre ser o primeiro, se não o único, ingrediente listado na embalagem.

Elimine alimentos e lanches processados

Nem todos os alimentos processados são criados iguais. Alimentos processados limpos existem. Pense no iogurte puro, no macarrão integral, no queijo e no espinafre. Muitas pessoas até fazem coberturas caseiras para saladas, maionese, húmus e caldos sem conservantes. Antes de comprar alimentos prontos, confira a lista de ingredientes. As pessoas digerem alimentos integrais e processados em ritmos diferentes, logo, é importante saber o que está sendo comprado e o que está entrando no seu corpo. Limitar os alimentos prontos também reduz possíveis exposições ao BPA e a outros compostos químicos prejudiciais encontrados no plástico.

Finalmente, indivíduos que tentam seguir uma dieta limpa devem limitar o número de lanches não saudáveis sendo consumidos. Esses lanches podem ter um gosto bom, mas seu processo de produção definitivamente não é bom. Troque as oleosas batatas chips por chips de couve assado com um pouco de sal marinho. Ao invés de iogurtes à base de frutas, experimente um iogurte puro coberto com frutas frescas.

Reduza o consumo de açúcar

É fácil consumir açúcar demais em um dia. De acordo com a American Heart Association, As mulheres não devem consumir mais de 6 colheres de chá de açúcar por dia, e os homens devem ficar abaixo de 9 colheres. As pessoas podem limpar suas dietas reduzindo o consumo de refrigerantes, frituras e bebidas cafeinadas e açucaradas. Além disso, fique de olho nos alimentos que podem ter teores enganosamente altos de açúcar, como molhos de tomate, iogurtes com pedaços de frutas e cereais. Não se preocupe tanto com açúcares naturais encontrados em frutas e laticínios. Esses açúcares são combinados com fibras, que ajudam a reduzir os efeitos negativos que o açúcar tem nos níveis de insulina

Seguir uma dieta limpa não é tão difícil quanto parece. Comece definindo metas, entendendo seus desejos e planejando substituições. Comer de forma limpa pelo menos 95 por cento do tempo deixará as raras indulgências ainda mais especiais.