O que é a dieta DASH?

A dieta DASH pode ajudar a prevenir doenças.

DASH é um acrônimo que significa "Abordagens Alimentares para Parar a Hipertensão". Ela encoraja as pessoas a reduzirem seu consumo de sódio, enquanto aumentam a ingestão de nutrientes, como cálcio, potássio e magnésio, que ajudam a reduzir a pressão arterial. Uma pessoa que segue a dieta DASH pode apresentar uma redução na pressão arterial sistólica, que é o número mais alto na leitura da pressão arterial, de 8 a 14 pontos dentro de algumas semanas.

Existem duas versões da dieta DASH: o modelo padrão, que permite que as pessoas consumam até 2.300 miligramas de sal por dia, e uma versão de baixo teor de sódio, que restringe as pessoas a não mais de 1.500 miligramas de sódio por dia.

As duas versões possuem um requerimento diário de seis a oito porções de grãos, quatro a cinco porções de vegetais, quatro a cinco porções de frutas, duas ou três porções de laticínios e até seis porções de carnes magras, peixe ou aves. Sementes, legumes e nozes só devem ser consumidas quatro a cinco vezes por semana, pois possuem um alto teor de calorias, apesar de serem boas fontes de proteínas, potássio e magnésio.

A dieta DASH não proíbe qualquer alimento, mas restringe o número de porções que uma pessoa pode consumir. Por exemplo, uma pessoa só pode consumir cinco porções de doces por semana. Como o álcool pode aumentar a pressão arterial, os homens não devem tomar mais de duas bebidas por dia, e as mulheres devem se limitar a uma bebida por dia.

Apesar de a dieta DASH não ser tecnicamente um programa de perda de peso, muitas pessoas perdem peso simplesmente por estarem consumindo alimentos mais saudáveis e por reduzir significativamente o açúcar e o sal. A dieta DASH também encoraja as pessoas a fazerem mudanças gradualmente. Por exemplo, uma pessoa pode gradualmente adicionar uma porção ou duas de vegetais à sua dieta toda semana. Mudanças graduais evitam que o trato digestivo seja afetado por problemas como inchaço, que podem ser causadas por mudanças drásticas.