Livre-se das aftas de forma rápida e natural

Aprenda sobre as aftas comuns e como tratá-las naturalmente com alguns remédios.

Estomatite aftosa é o termo médico para a afta comum. A ulceração dolorosa se desenvolve em qualquer lugar do tecido macio que reveste o interior da boca ou da língua. Muitas pessoas reclamam por sentirem uma sensação de queimação ou formigamento antes das aftas aparecerem de fato. Depois que a erupção ocorre, as feridas costumam ficar redondas, acinzentadas ou brancas e com uma borda vermelha inflamada.

Acredita-se que as aftas aparecem por uma variedade de motivos. Elas podem aparecer quando o tecido é ferido após o consumo de alimentos ácidos ou pontiagudos. Ferimentos causados pelas pontas de um dente ou de aplicações dentárias corretivas também podem resultar em aftas. Sabe-se que as erupções ocorrem quando uma pessoa sofre de um sistema imunológico comprometido, uma deficiência de vitaminas ou minerais ou um distúrbio gastrointestinal.

Remédios caseiros para tratar as aftas

Apesar de haver medicamentos sem receita disponíveis para ajudar as úlceras a curarem e desaparecerem, indivíduos também podem usar diferentes remédios técnicas caseiras para aliviar o desconforto e promover a cura.

Trate as aftas com um spray anestésico

Os óleos de eucalipto e hortelã têm sido usados por muito tempo em remédios caseiros, graças a suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Os óleos também agem como adstringentes, para secar os tecidos dentro e ao redor da afta, o que alivia o fluido celular e o inchaço ao longo da irritação. Além disso, o eucalipto e a hortelã produzem uma sensação de frescor, que reduz o desconforto interferindo nos sinais de dor transferidos pelos nervos da região.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Despeje os óleos no recipiente.
  2. Aplique a tampa e feche com força.
  3. Agite vigorosamente antes de usar.
  4. Borrife a fórmula diretamente sobre a afta.
  5. Aplique conforme o necessário, para tratar o desconforto e acelerar a recuperação.

Obtenha o alívio das aftas usando sachês de chá de camomila

O chá de camomila é comumente utilizado para induzir o relaxamento e o sono. Porém, o chá também pode aliviar a irritação digestiva, relaxando os músculos do trato gastrointestinal. A camomila contém uma variedade de compostos químicos, que incluem bisabolol e levomenol, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Por isso, os sachês de chá são úteis para aliviar a dor das aftas, enquanto encoraja o processo de recuperação.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Deixe o sachê na água por um ou dois minutos.
  2. Aplique o sachê de chá úmido sobre a afta por até 10 minutos.
  3. Repita o tratamento duas vezes por dia até a recuperação.

Trate as aftas com um remédio enxaguante caseiro de sálvia

A erva comum conhecida como sálvia tem sido usada por séculos em muitas culturas do mundo como tempero para alimentos. Nativos americanos e outras culturas também utilizam a erva seca como um remédio natural, para limpar e curar as aftas orais.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Ferva a água.
  2. Adicione a sálvia seca.
  3. Aguarde 10 minutos.
  4. Deixe a mistura esfriar.
  5. Enxágue a mistura de sálvia com água na boca por aproximadamente um minuto.
  6. Cuspa a mistura e faça um enxágue só com água.
  7. Armazene a solução restante em um recipiente com tampa.

Livre-se das aftas com óleo de coco

O óleo de coco possui características anti-inflamatórias e antimicrobianas. O óleo também tem um sabor agradável, o que o torna ótimo para o tratamento das aftas.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Aplique uma boa quantidade de óleo no algodão de sua escolha.
  2. Aplique uma grossa camada do óleo diretamente sobre a superfície da afta.
  3. Reaplique conforme necessário.

Alívio das aftas com óleo de cravo-da-Índia

O óleo de cravo-da-Índia contém o composto químico eugenol, que interfere nos receptores de dor dos tecidos nervosos para fornecer alívio ao desconforto das aftas.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Lave o interior da boca usando água comum ou água com sal.
  2. Misture os óleos de cravo e oliva.
  3. Aplique o óleo sobre a afta usando a bola ou a haste de algodão.
  4. Continue aplicando mais óleo até que a área fique anestesiada.
  5. Armazene o remédio caseiro de óleo em um pequeno recipiente coberto.

Trate as aftas com esfoliante caseiro de mel

O mel tem sido amplamente favorecido como um tratamento tópico para ferimentos, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Ingredientes:

  • Água morna ou água com sal morna
  • Mel cru

Instruções:

  1. Lave a boca vigorosamente, fazendo um enxágue com a água morna.
  2. Aplique uma pequena quantidade do mel cru e não-processado sobre a afta.
  3. Aplique o mel duas a três vezes por dia.
  4. Faça a última aplicação antes de dormir, quando ela poderá ser mais efetiva.

Cobertura de cera para se livrar das aftas

As aftas costumam levar a irritações quando são esfregadas contra os dentes ou aplicações dentárias. Porém, ao aplicar a cera, é possível eliminar a irritação causada pela fricção. Dessa forma, a cura pode acontecer mais rapidamente.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Misture a cera de abelha e o óleo de coco e derreta a mistura no micro-ondas ou em banho-maria.
  2. Deixe a mistura esfriar.
  3. Pressione uma quantidade generosa da cera sobre a aplicação dentária para proteger a afta.

Use um creme de pimenta caiena para tratar aftas

O composto químico capsaicina, encontrado na pimenta caiena, costuma ser usado para tratar músculos doloridos. O composto interfere no neurotransmissor conhecido como substância P, para evitar que o cérebro reconheça o desconforto. Dessa forma, a pimenta é útil para aliviar o desconforto associado às aftas.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Adicione algumas gotas de água por vez na pimenta caiena, até formar uma pasta.
  2. Aplique a pasta sobre a afta usando uma haste de algodão.
  3. Repita o tratamento duas a três vezes por dia.

Enxaguante de babosa para o alívio das aftas

O gel de babosa continua sendo um dos remédios medicinais herbáceos mais usados do mundo. O gel é favorecido por propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Ingredientes:

Instruções:

  1. Combine o gel e a água.
  2. Misture bem.
  3. Enxágue a solução na boca sobre a área irritada para aliviar a dor.
  4. Repita o tratamento até três vezes por dia.

Dicas para a cura das aftas

Pode ser possível eliminar ou prevenir as aftas comendo iogurte. O iogurte e outras formas de leite fermentado bacteriano têm sido usados para restaurar o equilíbrio normal da flora intestinal. Ao comer uma colher de iogurte, o laticínio tem a capacidade de normalizar a flora oral e promover a cura da afta. Escolha um iogurte natural que contenha culturas vivas. Coma uma colher do iogurte três vezes por dia.

A água com sal também é um remédio caseiro reverenciado há tempos. A água salgada faz com que o fluido dos tecidos inchados flua para fora, neutralizando o ambiente externo. Portanto, ela ajuda a reduzir o inchaço das aftas. A água salgada também tem propriedades analgésicas. Basta combinar meia colher de chá de sal marinho com um quarto de xícara de água morna. Faça bochechos com a solução até três vezes por dia, até que os sintomas desapareçam.

Experimente cada um desses remédios caseiros e veja qual deles funciona melhor. Utilizar uma combinação de tratamentos pode promover uma cura mais rápida. Além disso, dê atenção aos seus hábitos alimentares e estilo de vida geral para encontrar padrões que podem causar o desenvolvimento das aftas. Por exemplo, se o estresse for um fator, encontre formas de espairecer e relaxar, para aliviar a tensão física. Evite alimentos ácidos em sua dieta até que a afta desapareça.