Eu Parei de Usar Escovas de Limpeza Facial Para Priorizar Essa Ferramenta Eficiente e Acessível

Neste artigo:

As esponjas konjac são fofinhas, fazem uma esfoliação suave da pele e são biodegradáveis. Como não amar? Saiba como as esponjas são feitas, os benefícios que oferecem e o que as diferentes cores significam.

Tudo Sobre a Esponja Konjac: uma Opção Suave de Limpeza.

As esponjas konjac são essenciais na rotina coreana de cuidados com a pele, e podem ajudar você a ter uma pele mais limpa, mais clara e mais radiante. Elas também são livres de crueldade e compostáveis. Não importa se as esponjas konjac são novidade para você, ou se você já usa e quer saber mais os diversos tipos disponíveis, leia para saber todos os detalhes essenciais.

O Que é Uma Esponja Konjac?

As esponjas Konjac são esponjas pequenas, redondas ou em formato de gota que são feitas das fibras secas da planta konjac, oficialmente conhecida como Amorphophallus konjac. Às vezes chamada de inhame de elefante ou batata konnyaku, a planta konjac é nativa da Ásia. As esponjas konjac têm sido usadas como parte da rotina de cuidados com a pele por mais de 1000 anos.

Estas esponjas biodegradáveis são feitas moendo as raízes da planta konjac em um pó bem fino. O pó é então misturado com hidróxido de cálcio, aquecido, congelado e seco. Argila verde, carvão ativado ou outros ingredientes podem ser misturados ao konjac para criar esponjas para questões específicas de cada pele, como a acne ou pele oleosa.

Quais são os benefícios da esponja konjac?

Diferente de outros produtos para limpeza e esfoliação, estas esponjas são suaves o suficiente para usar em qualquer tipo de pele, incluindo peles sensíveis, secas, maduras e oleosas. Elas podem até ser utilizadas por indivíduos com rosácea ou eczema. Elas são muito mais suaves do que esfoliantes, então é seguro usá-las todos os dias.

Muitos esfoliantes e limpadores ressecam a pele, e podem causar vermelhidão e irritações. As fibras naturais da esponja konjac tem componentes hidratantes, que podem ajudar a pele a ficar hidratada e carnuda. Acne, cravos e oleosidade ficam exacerbados se a pele for ressecada ou irritada por produtos para limpar. As esponjas konjac podem ajudar a prevenir isso ao fornecer um nível ideal de limpeza e esfoliação sem ressecar.

As esponjas e buchas que a maioria das pessoas usa para limpeza e esfoliação tendem a ser feitas de materiais muito rígidos, que arranham, ou materiais ásperos com fibras grandes. Em contrapartida, a esponja konjac é feita de fibras incrívelmente finas e muito suaves, até mesmo para peles sensíveis ou danificadas. O uso da esponja pode melhorar a circulaçao nas camadas superficiais da pele, e isso pode ajudar a remover impurezas dos poros, fazendo com que a pele pareça mais radiante.

As fibras do konjac usadas nas esponjas são fortificadas com vitaminas A, B, C e D. Elas também contêm proteínas, lipídeos e ácidos graxos. Todos estes elementos podem ajudar a restaurar células danificadas da pele. Além disso, as esponjas inibem o crescimento bacteriano naturalmente, e estudos concluíram que elas são capazes de prevenir o crescimento de uma bactéria especifica que causa acne.

Indivíduos procurando uma maneira suave de remover a maquiagem geralmente escolhem as esponjas konjac para esta função. As esponjas removerão quase qualquer tipo de maquiagem somente com água e sabão, eliminando a necessidade de um removedor de maquiagem separado que pode conter compostos químicos irritantes. Elas são suaves o suficiente para remover a maquiagem dos olhos e máscara também. Seu tamanho permite que estas esponjas removam grandes quantidades de maquiagem rapidamente.

Como Usar Uma Esponja Konjac?

As esponjas Konjac são naturalmente rígidas e secas, elas precisam ser mergulhadas na água antes de ficarem prontas para o uso. Se você comprar uma nova esponja, precisará mergulhá-la em água por cerca de 15 minutos para que possa ser reidratada apropriadamente. Algumas esponjas já são vendidas reidratadas, então não se espante se ela já sair da embalagem dessa maneira. Esponjas que você já usou anteriormente também precisarão ser mergulhadas em água por cerca de um minuto antes de cada uso. Uma esponja que foi hidratada corretamente parecerá fofinha ao toque e muito agradável na pele.

Depois que a esponja for reidratada, use suas mãos para retirar o excesso de água até que a esponja esteja úmida. Se desejar, aplique algumas gotas do seu produto limpador preferido à esponja, ou use somente ela para limpeza. Se voce adicionar um limpador, esprema a esponja algumas vezes para fazer espuma.

Passe a esponja em todas as áreas do seu rosto em movimentos suaves e circulares, tentando mover para cima. Certifique-se de usar os mesmos movimentos suaves em áreas problemáticas, como regiões com acne e ressecadas.

Quando terminar de usar a esponja, torça suavemente e deixe secar completamente antes de usá-la novamente. Deixe em um recipiente aberto ou até mesmo pendurada em um gancho no seu banheiro para que possa ser exposta ao ar e seque rapidamente.

Para maximizar a vida útil da sua esponja konjac, armazene longe de áreas quentes ou úmidas para que não cresça mofo. Por exemplo, armazenar ao lado do chuveiro ou banheira não é recomendado.

Como Limpar as Esponjas Konjac?

As esponjas konjac precisam ser limpas pelo menos uma vez a cada duas semanas, idealmente uma vez por semana. Para limpar e desinfetar a sua esponja, coloque em água bem quente por aproximadamente três minutos. A água deve estar abaixo do ponto de fervura, já que a água fervente pode danificar a esponja. Pode ser útil usar um termômetro para conferir a temperatura da água.

Depois que a esponja tiver ficado em água quente por cerca de três minutos, remova cuidadosamente da água com uma espátula ou colher. Coloque em um prato e deixe esfriar por pelo menos 10 a 20 minutos. Quando esfriar, torça para remover qualquer excesso de água. Por fim, coloque a esponja em uma área com boa ventilação para que possa secar e endurecer.

Quanto Tempo Uma Esponja Konjac Irá Durar?

Com cuidados apropriados, voce poderá esperar que uma esponja konjac dure pelo menos de quatro a seis semanas. Algumas esponjas podem durar de dois a três meses. Você deverá substituir as esponjas depois deste ponto. Como um guia, as esponjas precisam ser substituidas caso tenham buracos ou rasgos significativos ou caso parem de reter água. Esponjas que não foram abertas ou utilizadas tipicamente duram até três anos.

O Que as Cores das Esponjas Konjac Significam?

As esponjas Konjac estao disponíveis em uma variedade de cores ampla e crescente. As diferentes cores geralmente fornecem dicas sobre os ingredientes adicionais que podem ter sido adicionados a uma esponja em particular.

Uma esponja konjac branca é provavelmente uma esponja completamente natural que não contém ingredientes adicionais. Estas esponjas sao ideais para limpeza e para pessoas com peles sensíveis. Você pode querer começar com essa esponja caso esteja experimentando as esponjas konjac pela primeira vez. Algumas esponjas brancas podem conter camomila ou outros ingredientes que são projetados para acalmar, então certifique-se de conferir o rótulo antes de comprar.

Esponjas konjac cinza escuro ou pretas geralmente foram incrementadas com carvão. Este ingrediente pode ajudar a limpar os poros, prevenir o crescimento bacteriano, controlar crises de acne e reduzir os cravos. Pessoas com peles oleosas podem perceber que o carvão ajuda a absorver e eliminar o excesso de oleosidade. A  Esponja Konjac Julep em carvão é um tipo de esponja konjac baseada em carvão que você pode querer considerar. A  Esponja Facial Konjac em Carvão de Bambu EcoTools é outra excelente opção.

As esponjas konjac que são rosa ou vermelhas geralmente contém argila rosa kaolin, uma substância que pode ajudar a hidratar e rejuvenescer a pele. A esponja rosa ou vermelha é especialmente adequada se você pretende reduzir o ressecamento da pele e minimizar a aparência de linhas finas e rugas.

As esponjas konjac verdes geralmente são incrementadas com chá verde ou argila verde. Elas são benéficas para pessoas com pele oleosa ou tipos de pele combinados, e podem absorver óleo e bactérias. Pessoas lidando com queimaduras de sol podem perceber que as esponjas konjac verdes aliviam as áreas afetadas.

A esponja konjac roxa contém extrato de batata doce, rico em betacarotenos e antocianinas. Esponjas roxas tendem a ser particularmente úteis para remover óleo e impurezas da pele.

A esponja konjac amarela ou laranja obtém sua cor do açafrão, um tempero que apresenta propriedades anti-inflamatórias. Estas esponjas são úteis para peles queimadas pelo sol ou áreas que sofreram queimaduras solares ou para áreas com muita exposição solar.

As Esponjas Konjac São Biodegradáveis?

Sim, todos os tipos de esponja konjac são completamente biodegradáveis, e podem ser colocadas na sua composteira doméstica com vegetais, frutas e restos de plantas. Nao há necessidade de jogá-las no lixo normal.

O Que Mais Eu Deveria Saber ao Escolher uma Esponja Konjac?

Enquanto esse guia fornece uma visão geral das esponjas konjac e seus usos, deixe suas experiências te guiarem ao escolher a esponja certa para você. Sinta-se à vontade para experimentar esponjas konjac de diferentes cores e marcas até encontrar o que funciona para as suas necessidades.