Como Vencer a Pressão Arterial Alta

Mais de 60 milhões de americanos têm pressão arterial alta (PA alta), incluindo mais da metade (54,3%) de todos os americanos com idade entre 65 e 74 anos, e quase três quartos (71,8%) de todos os negros americanos no mesmo grupo etário. PA alta é um grande fator de risco para um ataque cardíaco ou AVC. De fato, geralmente é indicada como o mais significativo fator de risco para um AVC.

Recentemente, houve vários estudos demonstrando que beber suco de beterraba fresco pode levar a reduções clinicamente significativas na pressão arterial. 

Informações básicas: 

O suco de beterraba tem sido um remédio popular há séculos. O foco principal tem sido em distúrbios do fígado, mas recentemente obteve reconhecimento pelas suas propriedades anticancerosas e de promoção da saúde cardíaca.

 O pigmento que dá à beterraba sua cor rica e roxo-carmesim – betacianina – é um poderoso agente que combate o câncer, ao mesmo tempo em que se acredita que os nitratos de origem natural sejam os responsáveis pelos seus efeitos benéficos ao sistema cardiovascular. Estudos anteriores demonstraram que:

  • Beber apenas 460 ml de suco de beterraba fresco por dia reduz significativamente a PA em até 10 mm Hg em indivíduos saudáveis;
  • O suco de beterraba reduz a pressão arterial dentro de apenas uma hora, com uma queda máxima atingida 3 a 4 horas após a ingestão;
  • A redução na pressão arterial se deve à formação química do nitrito a partir dos nitratos dietéticos no suco;
  • Uma vez na circulação geral, o nitrito pode ser convertido para óxido nítrico (NO) pelas células que revestem os vasos sanguíneos. O NO é um dilatador poderoso dos vasos sanguíneos, resultando em pressão arterial menor;
  • Beber o suco de beterraba é consideravelmente mais eficiente na elevação dos níveis de nitrito no sangue do que comer uma porção muito alta de alimentos ricos em nitrato.

Novos dados:

 Em um estudo realizado no Baker IDI Heart and Diabetes Institute em Melbourne, Austrália, 15 homens e 15 mulheres beberam 520 ml de um suco de beterraba contendo 500 g de beterraba e suco de maçã (72% beterraba, 28% maçã) ou um placebo. Os participantes tiveram sua pressão arterial aferida na linha de base e no mínimo de hora em hora, por 24 horas, subsequentemente ao consumo do suco, usando um monitor ambulatorial de pressão arterial. Esse mesmo procedimento foi repetido duas semanas depois; aqueles que beberam o placebo na primeira rodada receberam o suco de beterraba na segunda e vice-versa. Os resultados mostraram que beber o suco de beterraba reduziu a pressão arterial sistólica, numa média de 4 a 5 pontos após apenas 6 horas. Aqui está a significância desse efeito: beber suco de beterraba corta a taxa de AVCs e ataques cardíacos em 10%. Em termos de vidas, isso significa cerca de 60 mil vidas salvas todo ano nos Estados Unidos. 

Referências: 

  1. Coles LT, Clifton PM. Effect of beetroot juice on lowering blood pressure in free-living, disease-free adults: a randomized, placebo-controlled trial. Nutrition Journal 2012;11:106 doi:10.1186/1475-2891-11-106