Benefícios do uso de shampoo natural

Exceto nos folículos, seu cabelo é praticamente morto. Então realmente importa se seu shampoo contém produtos químicos e outras toxinas?

Sim, por alguns motivos. Um estudo geológico nos EUA lançado em 2017 descobriu conservantes químicos do shampoo e outros produtos de cuidados pessoais em mais de três dúzias de cursos de água pelos Estados Unidos. Estes produtos químicos podem afetar os sistemas endócrinos de peixes e outras espécies aquáticas, e são potencialmente nocivos a pessoas e animais que consomem frutos do mar contaminados ou bebem a água cheia de produtos químicos.

A melhor maneira de proteger a saúde de humanos e do ambiente é escolher shampoos com ingredientes naturais. Dependendo do que quer para seus fios, use os seguintes ingredientes:

  1. Hidratar: Mamão, manga, tangerina, extrato de cacto, pepino, alcachofra.
  2. Engrossar o cabelo: Capim-limão, camomila, calêndula, vitamina B, trigo, arroz, ou proteína de soja
  3. Adicionar mechas claras: Capim-limão, chá verde, camomila, calêndula, limão, toranja
  4. Prevenir acúmulo do produto: Germe de trigo
  5. Nutrir cabelos danificados: Lavanda, calêndula, urtiga, sálvia, yuca, hidraste, semente de cenoura
  6. Promover o crescimento dos cabelos: Pepino, lúpulo
  7. Desembaraçar: Calêndula, trevo-amarelo, flor de maracujá
  8. Encorpar e dar balanço: Alecrim, manjericão, sálvia
  9. Aliviar e prevenir condições do couro cabeludo: Raiz de bardana, camomila, equinácea, chá verde, mel, castanha-da-índia, hortelã, tomilho, óleo de malaleuca, eucalipto

É possível encontrar estes ingredientes naturais em shampoos convencionais, mas também encontrará produtos químicos. Aqui estão as duas principais categorias de shampoos para se conhecer, juntamente com suas alternativas naturais.

Conservantes

Pelo fato dos shampoos serem basicamente água, precisam de conservantes para prevenir o crescimento de bactérias, estafilococos, mofo e fungos. Muitos shampoos convencionais usam conservantes à base de parabenos, que estão ligados a distúrbios reprodutivos em humanos. Conservantes naturais incluem extratos cítricos, como semente de toranja, óleos essenciais antissépticos, como camomila e equinácea, e alfa tocoferol (vitamina E).

Surfactantes

Estes agentes espumantes dão aos shampoos suas espumas. Muitos shampoos sintéticos usam químicos como dietanolamina (DEA) ou lauril sódio ou sulfato de lauretil como surfactantes. Shampoos naturais, por sua vez, baseiam-se normalmente em agentes espumantes à base de coco, como olefina.  

Moral da história

Para manter você, seus cabelos, e o ambiente saudáveis, escolha shampoos naturais.