5 Receitas de Chá Matcha para Ajudar a Melhorar a Imunidade

Neste artigo:


Matcha é um chá verde, moído bem fino para ajudar a liberar seus nutrientes e sabores potentes. Entre as propriedades benéficas descobertas do matcha estão seu poder  antioxidante, anti-inflamatório e adaptogênico .


O matcha é considerado um superalimento devido ao seu alto conteúdo de nutrientes, minerais, vitaminas e antioxidantes. Além destas características capazes de melhorar a saúde, já foi demonstrado que ele apresenta grandes benefícios para o sistema imune. Veja cinco benefícios incríveis de reforço do sistema imune e receitas do chá verde matcha.


1. Matcha e o Combate a Infecções

Já foi demonstrado que um antioxidante chamado epigalocatequina galato (EGCG) é capaz de aumentar a produção de células T no corpo. Células T são células brancas do sangue que combatem patógenos e ajudam o corpo a se recuperar de doenças, e o EGCG está presente no  matcha.


Com uma abundância destas células, o sistema imune pode ter mais facilidade para se recuperar de uma infecção. Combata os resfriados com um reforço de EGCG nesta receita de chá matcha.


Receita de Chá de Matcha e Gengibre para a Imunidade

Ingredientes:


Instruções:

  1.  Coloque 6 xícaras de água para ferver com todos os ingredientes exceto o matcha em pó.

  2. Cubra e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos.

  3. Retire do fogo e coe o chá.

  4. Dissolva o pó de matcha em aproximadamente 1 colher de sopa da água quente. Isso ajudará a garantir que não se formem grumos.

  5. Adicione o matcha dissolvido no resto do chá, mexa até que esteja completamente misturado.

  6. Sirva logo em seguida! Também é possível guardar o resto do matcha na geladeira. Pode ser apreciado frio ou reaquecido.


2. Matcha e a Desintoxicação

Uma das características mais surpreendentes do chá matcha é a sua cor verde vibrante. Isso ocorre devido aos altos níveis de clorofila. Esta substância apresenta muitos efeitos benéficos, incluindo ajudar a reduzir a sobrecarga causada por compostos químicos artificiais e subprodutos industriais no corpo.


Já foi demonstrado que a clorofila pode ajudar a remover estas substâncias e melhorar gradualmente a saúde das células. Isso pode ajudar a limpar os linfonodos e remover materiais residuais, ajudando o sistema imune a funcionar de maneira ideal.


Receita de Muffins de Matcha com Farinha de Amêndoas

Ingredientes:


Instruções:

  1. Coloque o forno para preaquecer a 190ºC. Prepare uma assadeira para muffins colocando forminhas de papel ou somente borrifando óleo.

  2. Misture todos os ingredientes secos em uma tigela média. Isso inclui as farinhas, o matcha em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal.

  3. Misture todos os ingredientes secos em uma tigela grande. Comece misturando o óleo e os ovos, então adicione o açúcar, leite e extrato de amêndoas depois de misturar. 

  4. Misture o conteúdo das duas tigelas adicionando os ingredientes secos aos úmidos. Mexa até que esteja homogêneo.

  5. Distribua a massa nas forminhas para muffin ja preparadas. Encha somente até dois terços do volume total da forma. Um medidor de biscoitos pode ser usado para fazer os muffins de um tamanho padrão, e podem ser adicionadas amêndoas fatiadas como cobertura.

  6. Deixe os muffins assarem em um forno pré-aquecido de 15 a 20 minutos ou até que o topo dos muffins rache. Se inserir um palito de dente e ele sair limpo, eles estão prontos.  Olhe os muffins para evitar que cozinhem demais.

  7. Deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de remover. Aprecie-os em até três dias ou armazene na geladeira por até uma semana!


3. Chá Verde Matcha para Matar Bactérias

Devido à popularidade do  matcha ao redor do mundo, suas propriedades para a saúde têm sido estudadas por anos. Um dos benefícios examinados é o seu possível efeito antimicrobiano. Isso ocorre devido à presença de certos polifenóis que ja foram associados ao combate de diversos tipos de bactérias. Eles podem até prevenir que as bactérias fiquem na boca.


Petiscos Energéticos de Chá Verde Matcha e Gengibre

Ingredientes:


Instruções:

  1. Derreta o óleo de coco no microondas por 30 segundos.

  2. Colocando a água e o óleo de coco de lado, combine todos os ingredientes num processador de alimentos. Bata até que esteja completamente homogêneo.

  3. Adicione o óleo de coco e continue batendo.

  4. Quando estiver misturado, adicione água gradualmente na mistura até que tudo fique homogêneo. Quando uma textura coesa for obtida, pare de adicionar água. Para isso, precisará de 2 colheres de sopa a 1/4 de xícara de água.

  5. Faça pequenas bolinhas com a mistura e coloque numa assadeira forrada com papel manteiga.

  6. Refrigere por uma hora até que os pedaços se solidifiquem. Eles podem ser mantidos refrigerados e apreciados por até duas semanas.


4. Matcha para Reduzir a Inflamação

Além de estimular as células T e fornecer polifenóis no corpo, o matcha também parece ter um efeito pronunciado na inflamação. Isso ocorre devido ao aumento na produção de uma citocina anti-inflamatória. Estas são substâncias singulares secretadas pelas células do sistema imune que podem exercer efeitos especiais sobre outras células.


Acredita-se que por este motivo o matcha seja ótimo para ajudar a reduzir as respostas inflamatórias. Comparado a outros tipos de chá verde, o pó fino do matcha permite que s substâncias benéficas estejam mais disponíveis e sejam digeridas de maneira mais fácil. Por este motivo, é ideal para momentos em que é necessário um apoio extra para o sistema imune.


Receita de Vitamina de Banana e Matcha

Ingredientes:

  • 1 xícara de banana fatiada e congelada

  • 1 colher de chá de matcha em pó

  • 1 xícara cheia de espinafre fresco

  • 2 colheres de chá de semente de linhaça

  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

  • 3/4 de xícara de leite de amêndoas sem adoçar (ou mais se necessário)


Instruções:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador.

  2. Bata até que fique homogêneo.

  3. Aprecie imediatamente!

5. Matcha para Melhorar a Saúde do Coração

Para que o corpo receba a oxigenação apropriada e remova corretamente os resíduos, os vasos sanguíneos e o sistema linfático precisam permitir movimento livre. Se a quantidade suficiente de sangue não conseguir atingir uma determinada área do corpo, o sistema imune também terá problemas para atingir aquela área. Isso inibe as respostas de recuperação.


Já foi visto que o consumo do chá verde matcha é capaz de reduzir o acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, um processo chamado aterosclerose. Isso também pode melhorar os níveis de LDL e HDL, o que contribui ainda mais para a saúde cardiovascular em geral.


Latte de Matcha sem Derivados de Leite

Ingredientes:

  • 1 colher de chá e 1/4 de  matcha em pó

  • 1 colher de chá de mel

  • 1 colher de sopa de água quente

  • 3/4 de xícara de leite de coco

  • 3/4 de xícara de leite de castanhas ou de amêndoas


Instruções:

  1. Adicione o matcha em pó, água quente, e mel em uma caneca.

  2. Mexa até que dissolva completamente com um utensílio de bambu ou metal. Se não tiver um utensílio à mão para mexer, simplesmente use um liquidificador.

  3. Quando o matcha em pó se misturar completamente, aqueça o leite de coco e o leite de amêndoas. É possível deixar o latte espumoso batendo ou agitando o leite.

  4. Despeje o leite vegetal aquecido na caneca. Adicione um adoçante se necessário e aprecie.


Alguns Benefícios Adicionais do Matcha

O matcha fornece muitos benefícios que podem ajudar a melhorar a resposta imune e a saúde geral. Também representa um bom reforço de cafeína que tende a fornecer uma sensação de ânimo gradual em vez de um aumento brusco na energia. É uma ótima alternativa para o  café ou chá preto. Devido a seus efeitos graduais, não há um colapso de energia depois.


Isso combina perfeitamente com a habilidade do matcha em aumentar o estado de alerta devido a um  aminoácido especial chamado de L-teanina, que promove o relaxamento. Estes são ótimos benefícios adicionais que combinam com as propriedades do matcha para a saúde.


Quando escolher um matcha em pó, existem dois tipos disponíveis que você precisa conhecer. Um é de qualidade alimentar, o outro é de qualidade cerimonial. O matcha de qualidade cerimonial é considerado de melhor qualidade e mais adequado para beber.


O de qualidade alimentar é mais econômico e ótimo para cozinhar. A única diferença no sabor é que o matcha cerimonial é ligeiramente menos amargo. Fora isso, podem ser usados de forma intercambiável. Apreciar um delicioso e nutritivo matcha latte ou incorporá-lo a uma receita são maneiras incríveis de estimular o sistema imune.