5 hábitos saudáveis para levar para o ano novo

Por Lisa Payne, CPT

Com o ano novo chegando, nós costumamos nos perguntar duas coisas: “para onde o ano foi?” e “como eu vou ficar em forma no ano que vem?”

O réveillon deve ser um dia para ser aproveitado. Ao invés disso, costumamos começar o ano com muitas expectativas. Promessas de ano novo parecem mais avaliações de negócios de fim de ano do que metas motivacionais positivas. Ao invés disso, comece a se comprometer para ficar mais conectado(a) com a sua saúde e, com o tempo, novas práticas se tornarão hábitos duradouros.

Integre estes 5 hábitos saudáveis no próximo ano:

1. Faça uma checagem de saúde anual

Mesmo que você não tenha tido uma febre sequer no último ano, você ainda precisará tirar um tempo para fazer um exame físico anual. O cuidado preventivo requer iniciativa, mas sempre vale a pena. O seu médico está lá para ajudar você a controlar sua saúde individual, fornecendo recomendações de saúde física e mental. À medida que envelhecemos, nós precisamos de exames e testes específicos, como uma colonoscopia ou uma mamografia, e o seu médico cuidará de você para que você possa continuar a viver sua melhor vida. Tudo que você precisa fazer é marcar a consulta!

2. Pratique o cuidado consigo mesmo(a)

O cuidado consigo mesmo(a) significa mais do que uma massagem uma vez ou outra. Ele inclui práticas que auxiliam sua saúde física, mental, social e espiritual. Meditação, yoga, encontros casuais com amigos, acupuntura, terapia, aromaterapia, férias, boa alimentação e exercícios regulares são formas de se cuidar. Algo tão simples quanto passar óleos essenciais no pescoço e nos pulsos pode ser relaxante e também ajudar o sistema imunológico. Quando você cuida do seu bem-estar, você está fazendo a escolha de ser um participante ativo em sua saúde.

3. Treinamento de força

O treinamento cardiovascular e as atividades diárias são importantes, mas se você ainda não está levantando pesos, este é o seu ano para começar. Os músculos ajudam a acelerar seu metabolismo, no alinhamento de postura, saúde imunológica e saúde óssea. Todos os anos, após os 35 anos, perdemos 1-3% de músculo. É por isso que é importante incorporar 2 ou 3 treinos de força por semana.

4. Desconecte-se

Você já teve aquele momento em que está procurando desesperadamente pelo seu celular enquanto está com ele na mão? É hora de se libertar. De acordo com uma pesquisa da Deloitte Global Mobile Consumer Survey de 2017, mais de 80% dos proprietários de smartphones verificam seus telefones uma hora depois de acordar ou ir para a cama, com 35% fazendo isso dentro de 5 minutos1.

Quando você está preocupado com seu celular, não está presente nem atento ao mundo ao seu redor. Não desconectar pode causar distúrbios do sono, pressão alta e aumento do estresse. Se você está tendo dificuldade em reduzir o uso da tecnologia, consulte seu médico. Ele pode recomendar as melhores formas para controlar o estresse, ou indicar ajudantes naturais do sono, como magnésio ou melatonina, se julgar apropriado.

5. Tenha lanches à mão

Quando seu nível de açúcar no sangue cai, sua energia e metabolismo oscilam. Você está mais saudável e mais produtivo ao longo do dia quando fica hidratado(a) e alimentado(a). Nunca fique de mãos vazias entre as refeições. Mantenha lanches como frutas, barras de proteínas, nozes e sementes ou até mesmo um pote de manteiga de nozes e uma colher em sua bolsa, gaveta do escritório, bolsa de ginástica ou no seu carro. Quando você está preparado(a), é menos provável que você recorra ao fast food ou exagere no jantar.

Quando exercícios, refeições saudáveis planejadas e visitas regulares a médicos ocupam lugares permanentes em sua agenda, você não precisará criar resoluções rigorosas no Ano Novo. Tenha uma atitude mais positiva para esse Ano Novo para que todos os dias sejam mais saudáveis do que o último!

Referências:

  1. Richter, Felix. “Infographic: America's Smartphone Addiction.” Statista Infographics, 20 June 2018, www.statista.com/chart/12403/smartphone-addiction/.