5 coisas que uma dermatologista faz toda noite

Por Dra. Jenny Liu

Neste artigo:

Sendo dermatologista, eu sigo religiosamente uma rotina de cuidados com a pele. A noite é o momento em que nosso corpo se desintoxica e se recupera. E isso inclui nossa pele. Nós devemos aproveitar essa oportunidade para dar nutrientes essenciais a nossa pele para que ela continue em seu estado ideal.

Durante o dia, nossa pele fica exposta à radiação ultravioleta, poluentes e outros fatores de estresse que aumentam a oxidação e os danos. Mais de 80% do envelhecimento da pele é externo, o que significa que são coisas que podemos controlar. Com o passar do tempo, se sua pele não receber os cuidados de que precisa, ela envelhecerá muito mais rapidamente, deixando-a endurecida e enrugada, causando linhas de expressão, marcas de idade e um aspecto irregular.

Embora haja muitos produtos "anti-idade" por aí que podem melhorar a aparência da pele, não há, de fato, uma reversão do envelhecimento. O melhor a fazer é prevenir o envelhecimento da pele. Muito disso pode ocorrer à noite. Essas são as cinco coisas que eu sempre faço antes de ir dormir para manter minha pele saudável e brilhante, além dos produtos em que eu confio.  

  1. Limpar duplamente o rosto

Ir dormir com maquiagem é inaceitável. Junto com a oleosidade e a sujeira, a maquiagem acumulada ao longo do dia entope os poros e causa acne quando fica no rosto durante a noite. Com o passar do tempo, isso fará seus poros aumentarem.

Eu removo minha maquiagem à noite com limpeza dupla. Eu uso um bálsamo de limpeza da Heimish para começar a remover minha maquiagem. Ele é suave, eficaz e remove até rímel e delineador à prova d'água. Depois disso, eu uso algum produto suave de limpeza feito para pele seca a sensível para remover o bálsamo e o que houver de oleosidade e resíduos em meu rosto.

Nos dias em que eu não uso muita maquiagem, eu começo com a Água Micelar de Limpeza da Garnier para remover a sujeira e os resíduos de forma efetiva e, depois, uso um produto suave de limpeza. No inverno, eu prefiro produtos suaves de limpeza; no verão, uso um produto à base de ácido salicílico porque minha pele fica mais oleosa nos meses mais quentes.  

Depois da limpeza, eu seco minha pele suavemente com uma toalha, dando leves batidinhas. Evite esfregar com muita força, pois isso pode causar microtraumas na pele e aumentar as rugas com o passar do tempo.

  1. Tratar a pele com sérum

O sérum é uma poção em um frasco que, em geral, contém altas concentrações de ingredientes ativos. Existem séruns para diferentes problemas de pele, como acne, descoloração ou envelhecimento.

Pessoalmente, eu adoro usar sérum de ácido hialurônico à noite para nutrir minha pele e melhorar o aspecto das linhas de expressão. De manhã, eu uso um sérum antioxidante com vitamina C para ajudar a proteger minha pele dos danos ambientais. Como o sérum tem tudo isso de bom, eu me certifico de que é a primeira coisa que uso em minha pele depois de limpá-la.

  1. Usar retinoides/retinol para acne e envelhecimento 

Os retinoides são derivados da vitamina A que são o cálice sagrado entre os dermatologistas. Vários estudos clínicos mostram que eles são eficazes ao tratar a acne, melhorar a pele e reduzir as linhas de expressão e rugas. 

Há muitas formulações diferentes de retinoides disponíveis, incluindo as prescritas e as vendidas sem receita. A forma prescrita costuma ser recomendada a pessoas com acne. 

Os produtos vendidos sem receita costumam ser retinóis, que são versões quimicamente modificadas do ácido retinoico de prescrição. Embora não sejam, em geral, tão eficazes contra a acne, os retinóis têm benefícios anti-idade semelhantes aos prescritos, mas ressecam menos e costumam ser bem mais tolerados. 

Eu alterno entre um retinoide prescrito e um sérum de retinol e uso um creme para os olhos formulado com retinoides. É importante usar um produto específico para a região dos olhos, pois eles são testados para garantir que tenham menor chance de causar irritação. Cremes de retinoides comuns podem causar dermatite nas pálpebras. 

Os retinoides devem ser aplicados depois do sérum. Os efeitos colaterais mais comuns desses produtos são ressecamento e irritação. Se você não tiver experiência, sugiro começar aos poucos. Comece aplicando em alguns pontos no rosto todo. De início, pode ser bom usar apenas algumas vezes por semana - se sua pele suportar, você poderá usar à noite também. 

  1. Hidratar, hidratar e hidratar

Hidratantes ajudam a repor a água em sua pele. Quando sua pele fica seca, as rugas e as linhas de expressão ficam mais evidentes. Pior do que isso, podem surgir microfissuras na pele seca, comprometendo a barreira da pele. Hidratá-la à noite é essencial e, para quem tem a pele seca, também é preciso hidratá-la de manhã.

 Sugiro que você escolha um hidratante compatível com seu tipo de pele e que trate seu problema específico. Por exemplo, pessoas com pele oleosa ou com tendência a acne podem usar fórmulas mais leves ou até cremes em gel de absorção mais rápida e que não deixam resíduos oleosos. Prefira produtos não comedogênicos, ou seja, que não obstruem os poros. Fique longe de óleos, principalmente óleo de coco, que não hidrata a pele de fato e, na verdade, entope os poros.

Pessoas com pele sensível podem usar hidratantes hipoalergênicos e sem fragrância. Para pessoas mais velhas, um hidratante mais espesso com ácido hialurônico e ceramidas - lipídios naturais produzidos pela pele, cujos níveis caem com o passar do tempo - pode ajudar a reforçar a pele temporariamente e reduzir o aspecto das rugas.

  1. Demonstrar amor por meus olhos e lábios 

Os lábios e os olhos são áreas que precisam de atenção especial, mas que costumam ser esquecidas. Quando estamos cansados, a região dos nossos olhos é a primeira a demonstrar isso. A pele ao redor dos olhos é mais delicada que as outras partes do rosto. Então, rugas e linhas de expressão se desenvolvem mais rapidamente nessa área. 

Cremes para os olhos são mais do que apenas hidratantes em uma pequena embalagem. Eles são formulados especificamente e testados para a área mais sensível dos olhos. Há várias fórmulas, incluindo as com retinol que eu já mencionei para linhas de expressão, incluindo bastões de tratamento para os olhos com cafeína para ajudar a reduzir as olheiras. Eu uso cremes para os olhos duas vezes ao dia. 

Seus lábios também precisam de amor. Eles podem ressecar facilmente. Lábios secos e rachados não apenas se abrem, como também dificultam a aplicação de cor. 

Os cuidados com os lábios são essenciais, mas não precisam ser extravagantes. Eu uso a boa e velha vaselina para manter meus lábios hidratados. Em geral, eu a aplico como a última etapa de minha rotina noturna de cuidados com a pele. Se necessário, também a aplico ao longo do dia. 

Também faço uma esfoliação semanal nos lábios para remover o acúmulo de pele morta. Para fazer meu próprio esfoliante labial, eu misturo açúcar mascavo e vaselina. Depois da esfoliação, eu removo o esfoliante e reaplico a vaselina diretamente para manter a hidratação.

 Espero que você consiga usar minha rotina noturna de cuidados com a pele para começar a implementar e ver mudanças em sua própria pele. Nós só temos uma pele na vida toda. Por isso, é importante fazer o possível para cuidar dela!