10 Passos Para Criar um Ambiente de Trabalho Relaxante

Neste artigo:

Trabalhadores tornam-se mais produtivos e saudáveis em espaços de trabalho relaxantes.

Muitos trabalhadores precisam confessar que se sentem nervosos ao sentarem-se em seus escritórios. Apesar de muitas pessoas se estressarem com os colegas ou os requerimentos do trabalho, outras se sentem assim porque seus ambientes de trabalho não são propícios para que o trabalho seja feito de forma produtiva. De fato, uma má arrumação do ambiente de trabalho pode levar a um alto nível de estresse. Aplicar os princípios zen ao escritório pode reduzir o estresse e melhorar a produtividade. Siga estes passos para criar uma área de trabalho relaxada e produtiva.

Crie zonas de trabalho

O primeiro passo que se deve tomar é limpar a bagunça. A chave é criar um sistema organizacional de forma que tudo tenha um espaço próprio. Criar zonas funcionais no escritório geralmente aumenta a produtividade. Primeiro, deve-se pensar nas atividades individuais do cotidiano, como trabalho no computador, trabalho em papel, registros, leitura e processamento de pedidos. Depois, deve-se decidir quais equipamentos são necessários em cada zona para concluir a tarefa designada a ela, determinando uma área física para cada atividade. Lembre-se de que os móveis atuais do escritório podem precisar ser substituídos por móveis que melhor atendam suas necessidades.

Elimine a bagunça do ambiente de trabalho

Deve-se ter uma caixa para cada zona de trabalho, além de uma extra para o lixo. As pessoas devem organizar tudo nas caixas, colocando o lixo no recipiente extra, de forma que cada objeto tenha uma casa dedicada. À medida que o trabalhador guarda as coisas, ele pode descobrir que um móvel novo ou diferente torna o espaço mais produtivo. Deve-se então, decidir onde cada cesta pertence, de forma que tudo fique sempre dentro de um fácil alcance.

Traga a natureza para a área de trabalho

Agora que você organizou o escritório e removeu a bagunça, pode ser a hora de trazer algumas plantas. Incorporar a natureza no seu ambiente ajuda a relaxar. Além disso, as plantas também limpam o ar, reduzem a poeira e aumentam a umidade relativa. O clorofito, que pode ajudar a remover alérgenos do ar, pode ser perfeito para prateleiras altas e vasos pendurados. Uma das plantas mais fáceis de se manter penduradas são as plantas aéreas, pois não precisam de solo. Essas plantas só precisam ser submersas em água por cerca de 150 minutos a cada 10 dias. Suculentas podem ser ótimas para uma janela ensolarada em um escritório, pois elas gostam do ar seco e só precisam ser aguadas uma vez por semana. A planta do bambu cresce para cima, o que pode ser ótimo para espaços apertados, além de adicionarem feng shui ao escritório. Outra ótima forma de trazer a natureza para a área de trabalho é com lâmpadas naturais. Um Suporte para vela de halita do Himalaia é um ótimo produto para dar um brilho morno e natural ao ambiente de uma pessoa.

Use a aromaterapia no trabalho

Depois de ter um espaço de trabalho limpo e saudável, pode ser a hora de pensar em fazer o ar ter um ótimo aroma. Uma boa forma de fazer isso é usar óleos essenciais em um difusor. Pessoas que precisam de maior clareza em seus pensamentos podem experimentar a sálvia em um difusor. Algumas pessoas podem querer criar suas próprias combinações a partir de uma variedade de óleos essenciais, ajudando a dar um certo humor ao escritório. Adicionar algumas gotas de bergamota, olíbano e lavanda no difusor pode ajudar qualquer pessoa a se sentir mais positiva. Uma outra alternativa é adicionar algumas gotas de lavanda, ilangue-ilangue e bergamota no difusor, para ajudar a manter a calma. Preparar uma xícara de chá aromático é outra maneira de colher os benefícios da aromaterapia, ao mesmo tempo em que se consome uma bebida deliciosa e calmante.

Reduza o estresse ouvindo uma música relaxante

Muitas pessoas descobrem que concluem suas tarefas com maior produtividade enquanto escutam uma música relaxante. Pode-se precisar respeitar regras corporativas e usar fones de ouvido quando se está trabalhando perto de outras pessoas. Alguns estudos sugerem que ouvir músicas que incluam sons da natureza ajuda na melhora do funcionamento cognitivo e da concentração. Outros estudos sugerem que as pessoas podem aumentar sua produtividade ao fazer tarefas mundanas enquanto ouvem músicas de que gostam. Pesquisas sugerem que a melhor música para o trabalho não contém letras, pois as palavras acabam distraindo. Alguns estudos indicam que ouvir música com cerca de 60 batidas por minuto pode reduzir o estresse e aumentar a produtividade.

Compre a cadeira confortável correta para o escritório

O trabalhador de escritório médio passa cerca de 10 horas por dia sentado, então pode-se concluir que, se sua cadeira não for confortável, isso pode levar a mais estresse. Idealmente, a cadeira deve ser escolhida para se adaptar a cada pessoa, com a pessoa sentando e testando-a primeiro. Infelizmente, isso pode não ser prático, então deve-se procurar uma cadeira que tenha um bom suporte lombar e que seja altamente personalizável. É interessante procurar cadeiras que distribuam o peso uniformemente ao longo de toda a sua estrutura. Cadeiras com ajustes de assento e de altura das costas podem ajudar a reduzir a tensão na região superior do torso do trabalhador. Cadeiras com mecanismos de inclinação podem ajudar a reduzir a carga nas pernas.

Reduza a ansiedade adicionando uma fonte decorativa de mesa

Muitos trabalhadores descobrem que adicionar uma fonte de mesa ao escritório ajuda a reduzir o estresse. Alguns estudos sugerem que o som da fonte de água pode bloquear outros sons do ambiente de trabalho que podem ser estressantes. Adicionar uma ou duas gotas de óleos essenciais redutores de estresse na fonte, como sálvia, lavanda, rosa ou camomila, pode ajudar a espalhar o aroma pelo ambiente. Entretanto, deve-se tomar cuidado para não adicionar gotas demais, ou isso pode danificar o motor da fonte. Alguns estudos até sugerem que uma fonte com luz ajuda a adicionar umidade ao ambiente, aliviando o problema do ar seco na pele.

Crie um fluxo de ar no trabalho

Muitas pessoas dormem com um ventilador ligado por causa do ruído branco que ele cria. Alguns cientistas sugerem que o ruído branco também pode ajudar os trabalhadores a serem mais produtos no escritório. O barulho do ventilador pode ajudar a bloquear outros ruídos no ambiente que possam distrair o trabalhador. Além disso, algumas áreas do escritório podem ser mais quentes do que outras, então o uso de um ventilador pode ajudar a esfriar regiões mais quentes. Algumas pessoas relatam que a ventilação as ajuda a pensar melhor, pois o ar circula ao invés de ficar abafado.

Escolha lembranças para inspiração no trabalho

Trabalhadores costumam descobrir que colocar lembranças pessoais no ambiente de trabalho é uma boa ajuda, de acordo com muitos estudos. Por exemplo, adicionar imagens de membros da família costuma ajudar as pessoas a lembrarem do motivo pelo qual estão se esforçando no trabalho. Pendurar uma peça de arte favorita pode ajudar a criar um ponto focal para se olhar quando se busca inspiração. O uso de espelhos em áreas pequenas pode dar a impressão de que o espaço é maior e mais receptivo. Adicionar um objeto que já pertenceu a um mentor no escritório pode encorajar o trabalhador a exibir as mesmas qualidades dele.

Crie períodos sem distrações no ambiente de trabalho

Conseguir reservar um tempo sem distrações no ambiente de trabalho pode ser difícil, por mais que esses períodos possam ser essenciais para trabalhos que exigem uma concentração profunda. Algumas pessoas acham importante determinar um período todos os dias para bloquear todos os visitantes, enquanto outras preferem colocar um aviso na porta avisando quando estarão disponíveis novamente. Alguns trabalhadores acham melhor realizar as tarefas que costumam causas mais estresse nos períodos em que sabem que não serão interrompidos.

Seguir esses passos pode permitir que o trabalhador crie um ambiente de trabalho acolhedor e relaxado, ao invés de um local cheio de estresse. Muitos estudos sugerem que a ansiedade no ambiente de trabalho reduz bruscamente a produtividade. Portanto, criar uma atmosfera zen em um escritório permite que o trabalhador dê o melhor de si.